PERFIL DO ASSISTENTE TÉCNICO NA PERÍCIA TRABALHISTA

Para os profissionais que atuam como Perito Assistente em Perícia Trabalhista, é desejável que este profissional tenha um perfil de atuação pré-determinado. 

É preciso sempre lembrar que estamos atuando para atender o interesse de terceiros (cliente) e, todo o possível deve ser feito para buscar o direito do seu cliente, seja este reclamante ou reclamada. 

Salientamos que qualquer pessoa pode desenvolver ou aprimorar essas habilidades, são comportamentos básicos, que no decorrer de nossa experiência em campo entendemos ser adequado. 

Não se espera do assistente na Perícia Trabalhista

Vamos falar primeiro do que não se espera de um Assistente Técnico:

  • O Assistente Técnico não vai para a perícia somente para acompanhar o perito; 
  • Não é função do Assistente Técnico trabalhar para o perito;
  • A função do Assistente Técnico não é tumultuar a diligência pericial;
  • O Assistente Técnico não está na perícia apenas para ser entrevistado pelo perito;
  • Ele não está presente na perícia somente para entregar EPI’s para os participantes;

Se espera do assistente

Agora, é esperado do Assistente Técnico: 

  • Se preparar com antecedência, ler o processo, o pedido, a contestação e quais documentos foram juntados ao processo;
  • Elaborar um roteiro para a diligência pericial, pois, somente desta forma não irá se esquecer de realizar qualquer questionamento que pode ser imprescindível para seu cliente;
  • Ser proativo, se colocar em situação de referência para o perito;
  • Ser questionador, buscar esclarecer qualquer ponto que possa gerar dúvidas, pois, essas incertezas podem gerar resultados negativos;
  • Ser garantidor que a perícia está sendo conduzida conforme o Código de Processo Civil determina, bem como, ter a certeza que as normas que estabelecem metodologia para a realização das medições estão sendo seguidas;

Lembre-se, o perito não é um inimigo, é um profissional como outro qualquer e que foi designado pelo juízo para verificar tecnicamente se os pedidos do reclamante devem ser deferidos ou não. Sendo assim, a diligência pericial deve ser conduzida de forma estratégica, com o objetivo de elucidar seu ponto de vista de modo claro, buscando convencer tecnicamente o perito e o juiz dos seus argumentos. 

Você sabe o que faz o assistente técnico pericial? Confira aqui.

Siga a Factum Assistência Técnica Pericial no Instagram.

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

QUEM SOMOS

Somos especialistas em ações trabalhistas seja referente a Insalubridade e/ou Periculosidade, ou mesmo em Perícias Médicas e por Acidente de Trabalho. Fornecemos aos Trabalhadores, Empresas e Advogados, subsídios técnicos para serem utilizados na petição inicial, contestação e nos demais atos que envolvem uma diligência pericial. Sempre buscando o melhor resultado possível para nossos clientes. 

MAIS ARTIGOS